A Indústria Eléctrica e Electrónica em Portugal

Em 1999 o mercado eléctrico e electrónico mundial atingiu cerca de 500 mil milhões de contos e crescia a uma taxa de 7,7%, mais de duas vezes a taxa de crescimento do PIB mundial (3,1%). Nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação e na dos Componentes Electrónicos a taxa de crescimento era de 12%.

A Europa tinha, em 1999, 23,8% da produção mundial neste sector. Este valor corresponde a uma taxa global de crescimento anual de 6,4%.
Em Portugal a evolução da Produção da Indústria Eléctrica e Electrónica desde 1983, a preços correntes, está ilustrada no gráfico seguinte, sendo a produção no subsector da electrónica cerca de 50% dos valores indicados.

A evolução da exportação na indústria electrónica mostra-se no gráfico seguinte, tendo-se verificado nos últimos anos um aumento da incorporação de capacidade nacional de projecto nestas exportações.

Este conjunto de dados sugere que, para além da importância da indústria electrónica a nível mundial, a situação é também propícia em Portugal.