TROFÉU SUBA03-II

SUBA03-II  diz respeito  ao segundo semestre  do 1º ano lectivo de 2003-2004, apoia as disciplinas de Algoritmos e Estruturas de Dados e de Arquitectura de Computadores da LEE e será ensaiado no edifício do IST no Taguspark, sobre um percurso apropriado. Os trabalhos serão orientados pelos Professores Ana Teresa , Rui Rocha e Moisés Piedade e contam com apoio técnico de João Santos.

O SUBA03-II  consiste na implementação de vários algoritmos de controlo do SUBA, que o dotarão de  alguma "inteligência e capacidade de expressão".

Os algoritmos serão implementados num microprocessador RISC de 32 bit, com arquitectura ARM, ligado aos vários sensores e periféricos do  SUBA, ver Fig. 1 e a página SUBA ARMADO.

Fig. 1 - O SUBA armado.

 Os objectivos parciais, essenciais do trabalho, na sua versão preliminar,  são:

1- Fazer uma caixa de velocidades electrónica, sequencial, com 16 velocidades (para a frente e para trás) e demonstrar o seu  funcionamento através do comando por "dip switch" da placa do  microprocessador e mostrar a velocidade "engrenada" no visor da placa do ARM (usar linguagem Assembly);

2- Fazer geradores de som ( entre 400 Hz e 4000 Hz:  sirene, buzina, etc.  e fala (opcional) (usar linguagem C). Os sons são reproduzidos pelo altifalante do SUBA ;

3- Usando o sensor de posição sobre a pista, fazer algoritmos de descoberta da pista e de seguimento desta;

4- Usando o sensor de marcas sobre a pista, fazer algoritmos de leitura de marcas;

5- Usando os sensores de velocidade das rodas traseiras do SUBA,  controlar a velocidade deste ("cruise control") e mostrar velocidade média no seu visor digital;

6- Implementar algoritmo de optimização de percursos e demonstração do SUBA  afazer essa optimização (usar linguagem C).

O percurso usado para testar é uma cópia reduzida do autódromo do Estoril, à qual foram acrescentadas algumas ligações entre diferentes troços da pista.

 

     

                         Fig. 2 - Vista aérea do autódromo do Estoril.                             Fig. 3 - Planta do autódromo.

 

 

Autódromo do Estoril (Fernanda Pires da Silva)
Ano de construção 1972
Comprimento 4182,72 m
Comprimento trajectória ideal 4140,42 m
Largura 10,00 m a 18,00 m
Largura na linha de partida 14,00 m
Largura curvas 1,2,3,11,12 & 13 14,00 m
Largura curvas 4,5,6,7 & 8 10,00 m
Largura curvas 9 & 10 18,00 m
Curvas 13 (4 esquerda e 9 direita)
Maior Recta 985,686m (Start/Finish)
Máxima inclinação de subida 6,75%
Máximo inclinação de descida 5,56%
Contactos
Morada:
EN-9, KM 6 Apartado 49
2646 - 901 Alcabideche 
Portugal

Telefone:
+351 21 460 95 00 
Fax:
+351 21 460 95 95
 
correio electrónico:
circuitoestoril@estoril-circuit.com
Sítio na internet:
http://estoril-circuit.com/pt/contactos/

    Tab. 1 - Principais características do autódromo.

MAIS INFORMAÇÕES

Todas as informações técnicas sobre o SUBA estão  na página do SUBA, apontada pela  página da LEE. Se quiser obter informações mais detalhadas contacte o Prof. Moisés Piedade.