CONECTORES DA INTERFACE DIGITAL, DA PLACA FPGA, DO MICROPROCESSADOR ARM E DAS PLACAS DE SENSORES 

CONECTORES DA INTERFACE DIGITAL

Na Fig.1  observam-se as fichas macho de terminação dos cabos planos, com 16 e 14 condutores, para transportar os sinais da interface digital do SUBA para uma 'breadboard'.

Todos os sinais lógicos da placa digital são activos a "1"  (5 V). As setas indicam o sentido de entrada / saída dos sinais. Os sinais lógicos de saída são gerados por circuitos HCMOS ou HCTMOS e podem alimentar várias carga CMOS (ver especificações para cargas "TTL low Power"), pelo que pode ser necessário usar um andar tampão (Buffer), se  estes sinais atacarem várias entradas lógicas.

Os 2 cabos planos estão terminados com conectores que têm uma disposição de contactos do tipo macho, semelhantes aos pinos de um circuito integrado normal, mas a numeração dos pinos é feita de modo diferente, pois aqui esta numeração  indica a posição de cada condutor dentro do cabo plano. No entanto, indica-se também a numeração clássica seguida para os pinos de circuito integrado.

 Nos 2 conectores estão disponíveis vários portos com tensão de alimentação contínua de 5 V, estabilizada, e várias massas ( 0 V).

O sinal lógico INICIO1 vai momentaneamente (cerca de 1 ms) a "1" sempre que se liga o interruptor de alimentação do SUBA ou se carrega momentaneamente nos interruptores dos pára-choques, regressando depois a "0". O sinal lógico INICIO2 vai a "1" sempre que se mantém pressionado o interruptor dos pára-choques e depois de largado mantém-se ainda a "1" durante cerca de 1 ms.

Fig.1 - Fichas de terminação dos conectores nas placas de 'breadboard'

FARÓIS/VISOR IN na Ficha IDC

MOTOR IN/CLOCKOUT/INT na Ficha IDC

1-   +5V  - Saída da tensão de 5 V contínua 1-  FWD  - Entrada lógica para activar  motor de tracção para a frente
2-   PD  - Entrada  lógica para activar o ponto decimal do visor do tejadilho 2-  +5V  - Saída da tensão de 5 V contínua
3-   A - Entrada lógica hexadecimal do dígito do visor do tejadilho 3-  BWD  - Entrada lógica para activar  motor de tracção para trás
4-   B - Entrada lógica hexadecimal do dígito do visor do tejadilho 4-  F1- Sinal proveniente do selector de frequências de relógio
5-   C - Entrada lógica hexadecimal do dígito do visor do tejadilho 5-  RIGHT - Entrada lógica para accionar motor de direcção para a direita
6-   D - Entrada lógica hexadecimal do dígito do visor do tejadilho 6-  F2- Sinal proveniente do selector de frequências de relógio
7-   LE- Entrada lógica que activa visor do tejadilho 7-  LEFT - Entrada lógica para accionar motor de direcção para a esquerda
8-   OV- Saída da massa (sinal e alimentação de 5 V) 8-  F3- Sinal proveniente do selector de frequências de relógio
9-   VBAT- Saída da tensão da bateria do SUBA (~+10 V) 9-  F5- Sinal proveniente do selector de frequências de relógio
10- FE- Entrada lógica para activar farol de emergência do tejadilho 10- F4- Sinal proveniente do selector de frequências de relógio
11- Fm- Entrada lógica para activar farol de médios 11- INICIO1- Saída lógica resultante do botão de pressão do pára-choques
12- FM- Entrada lógica para activar farol de máximos 12- INICIO2- Saída lógica resultante do botão de pressão do pára-choques
13- PD- Entrada lógica para activar luzes de pisca direito 13- OV- Saída da massa (sinal e alimentação de 5 V)
14- PE- Entrada lógica para activar luzes de pisca esquerdo 14- ÁUDIO- Entrada de áudio para o amplificador de potência.
15- OV- Saída da massa (sinal e alimentação de 5 V)  
16- Fstp- Entrada lógica para activar luzes de travão  

Tabela 1- Sinais presentes nas fichas de terminação dos conectores.

CONECTORES DA PLACA DO ARM

Na Fig.2  observam-se as fichas macho de terminação do cabos plano, com 48 condutores, para transportar os sinais da interface digital do microprocessador ARM para uma placa  tipo'breadboard'.

Fig.2 - Fichas de terminação do processador ARM   nas placas de 'breadboard'

 

CONECTORES DA PLACA FPGA "COREWORKS"

Na Fig.3  observam-se as fichas macho de terminação do cabos plano, com 24 condutores, para transportar os sinais da interface digital da placa FPGA para uma placa  tipo'breadboard'.

Fig.3- Fichas de terminação da placa FPGA nas placas de 'breadboard'

CONECTORES DA PLACA SENSORES DE DIRECÇÃO

Na Fig. 4 observam-se as fichas macho de terminação do cabos plano, com 8 condutores, para transportar os sinais do sensor de direcção do SUBA para a ECU dos sensores de  direcção onde são gerados os sinais lógicos correspondentes á informação analógica adquirida pelo sensor de direcção. A ECU dos sensores da direcção, Fig. 5,  tem um porto F1 de ligação ao sensor de direcção (onde se inclui também a excitação de LEDs indicadores de direcção colocados no pára-choques), e tem o porto F2 onde se obtêm os sinais lógicos de saída. O porto F2 pode ser ligado a um microprocessador ou  a um processador digital através do cabo  representado na Fig. 7.

Fig.4- Cabo do sensor de direcção.

 

Fig.5- ECU dos sensores de direcção com os portos F1 e F2.

Nalguns casos a  ECU dos sensores de direcção pode ser muito simplesmente realizada por resistências Rx de 68 kW que ligam os portos de entrada de F1, Marcas, Sensor 1 e Sensor 2,  à tensão VCC de + 5 V. Os sinais de saída, Marcas0, Ldir1 e Ldir2, serão, neste caso, obtidos a partir dos próprios sinais de entrada através de resistências limitadoras Ry com o valor de 10 kW. A resistência Rz, de 330 W, destina-se a fornecer corrente aos acopladores ópticos instalados no sensor de direcção.

Fig.6- ECU dos sensores de direcção  simplificada para ligação a microprocessador

com elevada impedância de entrada nos portos (> 100 kW).

 

Fig. 7- Cabo de saída da ECU dos sensores de  direcção.

 

F1 - CONECTOR 1

 (Entrada da ECU da direcção)

F2 - CONECTOR 2

(Saída da ECU da direcção)

1-   Ldir2  - Saída de corrente para LED 2 do para choques 1-  Ldir2   - Saída lógica correspondente ao foto transístor 2
2-   Lcorrente  - Saída de corrente para 3 LEDS IV dos sensores 2-  Marcas 0  - Saída lógica do sensor de marcas (código de barras)
3-   Sensor 2  - Entrada de corrente gerada no foto transístor 2 3-  Lriscas  - Saída  lógica com riscas dos sensores 1 e 2
4-   GND  - Ligação da massa dos sensores de direcção 4-  NC-  não ligado
5-   Sensor 1 - Entrada de corrente gerada no foto transístor 1 5-  GND- Entrada  0V da tensão de alimentação
6-   Marcas  - Entrada de corrente gerada no foto transístor 3 6- Dif- Sinal analógico diferença dos sinais gerados nos sensores 1 e 2
7-   Ldir 1- Saída com corrente para LED 1 para choques 7-  Ldir 1 - Saída  lógica correspondente ao foto transístor 1
8-  Riscas/Marcas - Saída com corrente para LED para choques Marcas/Riscas 8-  +VCC - Entrada da tensão de alimentação +5V.

Tabela 2- Sinais presentes nos conectores da ECU dos sensores de direcção.

 

CONECTORES DOS SENSORES DO DIFERENCIAL MECÂNICO TRASEIRO

Na Fig.5  observa-se a placa de união das ligações provenientes dos cabos planos com 5 condutores, Esq. e Dir.,  provenientes dos sensores de movimento das rodas esquerda e direita, respectivamente. A placa de união está dotada de uma ficha IDC macho onde liga um cabo plano com 8 condutores e que termina numa ficha de "breadboard" com 8 condutores, ver Fig. 6.

Fig.5 - Placa união dos sensores do diferencial traseiro.

 

CONECTOR  UNIÃO DIFERENCIAL Ficha IDC

CONECTORES Esq. Dir. das Rodas

1-   NC 1-  +VCC - Entrada da tensão de alimentação +5V.
2-   GND - Entrada  0V da tensão de alimentação 2-  "Enable" - Entrada lógica "1" activa sensores das rodas
3-   NC   3-   D2- Saída lógica 2 da roda correspondente
4-   NC   4-  GND - Entrada  0V da tensão de alimentação
5-   D1E - Saída lógica 2 da roda esquerda 5-  D1- Saída lógica 1 da roda correspondente
6-   D1D - Saída lógica1 da roda direita  
7-   D2E- Saída lógica 2 da roda esquerda  
8-  D2D- Saída lógica 2 da roda direita  
9-  +VCC - Entrada da tensão de alimentação +5V.  
8-  "Enable" - Entrada lógica "1" activa sensores das rodas  

Tabela 3- Sinais presentes nos conectores da placa união dos sensores das rodas traseiras (diferencial).

 

Fig.6- Fichas de terminação dos sensores  de movimento das rodas traseiras.