A LEE é uma nova  licenciatura do IST, cobrindo um  de espectro muito largo de conhecimentos, e está orientada para a formação de engenheiros que sejam capazes de criar, projectar e construir sistemas electrónicos utilizando as tecnologias electrónicas mais avançadas.

A grande complexidade dos sistemas electrónicos modernos requer um conhecimento profundo de muitas áreas clássicas da engenharia e uma  grande abrangência  de conhecimentos. No ensino da engenharia electrónica moderna é necessário que  haja uma cooperação construtiva,  muito forte, entre as diferentes áreas científicas, de modo a dotar os alunos da necessária inter-disciplinaridade de conhecimentos,  devendo esta cooperação ser iniciada logo nas disciplinas básicas da engenharia.

ESTRATÉGIA DE ENSINO NA LEE

A LEE está a ser desenvolvida no sentido de aproveitar a  cooperação máxima das sinergias e competências de ensino e investigação existentes no IST,  o que implica um aproveitamento destes recursos,  que é diferente do habitual,   ao nível do ensino da engenharia e também das ciências básicas.

Os aspectos fundamentais em que assenta a organização da LEE são:

 i)- Formação de base, teórico-prática, muito forte  (já tradicional no IST);

ii)- Criação de novas experiências laboratoriais reais, dotadas de carácter interdisciplinar, envolvendo sistemas electrónicos avançados,  para apoiar o ensino teórico-prático;

 iii)- Organização das novas experiências laboratoriais  num único Laboratório Integrado, por semestre, que suporta as várias disciplinas desse semestre e acrescenta conhecimentos novos ao nível das aplicações;

 iv)- Organização de eventos que promovam o desenvolvimento do espírito criativo dos alunos, ou uma formação adicional em novas áreas de conhecimento;

v)- Trazer para a universidade problemas da indústria  e aproveitar a experiência de especialistas desta indústria  no ensino de matérias específicas no IST.

Algumas  destas  acções só podem ser implementadas num curso com um número limitado de alunos, situação em que favoravelmente se encontra a  LEE.

Na LEE vão ser criadas experiências interdisciplinares que visam fornecer a formação muito abrangente de conhecimentos que um projectista de sistemas electrónicos necessita, hoje em dia. Nestas experiências avançadas, os novos alunos vão sendo confrontados  com a introdução progressiva e motivadora de novos sistemas electrónicos, cada vez mais sofisticados, que serão apresentados de forma sucinta para descrever um fenómeno físico ou que serão  usados como ferramentas para estudar esse novo fenómeno físico. Mais tarde, os alunos  serão levados a desenvolver  técnicas de análise e de síntese dos sistemas electrónicos  que já conhecem e usam. Mais adiante, será fomentado o desenvolvimento de gerações mais avançadas desses sistemas ou a criação de  técnicas alternativas, ou de novos sistemas, tendo sempre em vista a concretização, a realização, o ensaio  e  a produção de documentação técnica dos sistemas construídos.

Nas novas experiências que estão a ser criadas na LEE  serão usados, sempre que seja possível, sistemas electrónicos que foram desenvolvidos por alunos ou docentes do IST. A curto prazo, os alunos da LEE entrarão também nesse processo criativo, evolutivo e regenerativo, que lhes visa tornar acessível a compreensão e o projecto dos modernos sistemas  electrónicos.

No 1º semestre do 1º ano da LEE, os alunos tomam contacto com uma experiência laboratorial criativa,  integrada na disciplina de Sistemas Digitais, sob a forma de TROFÉU SUBA, uma competição saudável e criativa entre os alunos.

No 2º semestre do 1º ano da LEE, os alunos tomarão contacto com uma experiência integradora de conhecimentos na área da Física, designada por SUBÓDROMO, que terá, na sua  formação, um valor acrescentado excepcional. Essa experiência foi criada e realizada  pela coordenação da LEE (Prof. Moisés Piedade),  em colaboração com o Prof. Paulo Freitas, do Departamento de Física do IST, tendo o apoio do Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores do IST.

O SUBÓDROMO será documentado e divulgado na "Internet" e serão dados detalhes de construção que  tornam fácil  reproduzir a experiência, pelo menos nas versões mais básicas,  por alunos de qualquer escola do ensino secundário ou superior. Algumas das experiências mais avançadas que vão ser realizadas por alunos da LEE podem, futuramente, ser transpostas para outras licenciaturas do IST.

Ainda no 2º semestre do 1º ano da LEE, os alunos tomarão contacto com uma experiência laboratorial criativa, sob a forma de TROFEU,  o TROFEU SUBA03-II, que sencontra em preparação e  envolve as disciplinas de Arquitectura de Computadores (Prof. Rui Rocha) e Algoritmos e Estruturas de Dados ( Profª. Ana Teresa Freitas).