CIRCUITOS ELECTRÓNICOS ASSOCIADOS AOS MOTORES

Normalmente não é necessário conhecer em pormenor o circuito electrónico associado aos motores , uma vez que a actuação deste circuito se faz por sinais lógicos de entrada provenientes de circuitos lógicos HCMOS convencionais, com níveis lógicos de  0V e +5V. No entanto, no caso de haver alguma anomalia é necessário reparar a placa de controlo dos motores cujo esquema eléctrico foi obtido por engenharia inversa dos circuitos do modelo Subaru Impreza WRX da MRC.

 Transístores usados no controlador de motores

NPN

T2, T3  = S9013

T10, T13  = C945
T5, T7  = D882  2SD882 T11, T15  = S8050
PNP T4, T6  = D772 T12, T14  = S8550

 

Outros  Transístores usados no Rádio do SUBA

C380   C1815   C3192  

FUNCIONAMENTO DOS CIRCUITOS ELECTRÓNICOS

Na figura, se o interruptor geral do SUBA, I, estiver fechado, com os terminais BACKWD ou FWD sem qualquer tensão aplicada, como está representado  na figura, ou com uma tensão aplicada de 0 V, os transístores T2, T5, e T6  e  os transístores T3, T7, e T4, estarão ao corte e não conduzem corrente, estando o motor parado. Com uma tensão maior do que 1 V aplicada no terminal FWD os transístores T3, T7, e T4, conduzam pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente iM e provocará o movimento do carro para a frente. Com uma tensão de 0 V aplicada na entrada FWD e uma tensão maior do que 1 V aplicada à entrada BACKWD, os transístores T3, T7, e T4, conduzem pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente - iM e provocará o movimento do carro para trás. Os díodos D1t e D2t, juntamente com os condensadores C1t e C2t destinam-se a proteger os transístores T4, T5, T6 e T7 sempre que a corrente no motor seja interrompida abruptamente pois a energia armazenada nas bobinas internas do motor provocará um regime transitório de sobre-tensões nestes transístores. As bobinas Lct e uma rede de condensadores em D servem de filtro passa baixo para reduzir o ruído gerado pela comutação de correntes nas escovas do colector do motor.

O funcionamento do circuito de excitação do motor de direcção é análogo ao que foi descrito acima para o motor de tracção. A única diferença diz respeito às resistências RB10 e RB13  que no modelo original se destinam a provocar uma corrente inicial do motor de direcção do SUBA, sempre que se liga o interruptor geral do carro,  provocando um movimento da direcção das rodas da frente. Assim,   através deste movimento confirma-se  que o interruptor geral do carro foi ligado. Estas resistências encontram-se  desligadas no SUBA, uma vez que os terminais de entrada LEFT e RIGHT  podem ficar em aberto o que provocaria uma corrente de curto circuito pois os transístores T11 e T12, e T14 e T15 conduziriam simultaneamente descarregando a bateria.

CIRCUITOS ELECTRÓNICOS ASSOCIADOS AOS MOTORES

Normalmente não é necessário conhecer em pormenor o circuito electrónico associado aos motores , uma vez que a actuação deste circuito se faz por sinais lógicos de entrada provenientes de circuitos lógicos HCMOS convencionais, com níveis lógicos de  0V e +5V. No entanto, no caso de haver alguma anomalia é necessário reparar a placa de controlo dos motores cujo esquema eléctrico foi obtido por engenharia inversa dos circuitos do modelo Subaru Impreza WRX da MRC.

 Transístores usados no controlador de motores

NPN

T2, T3  = S9013

T10, T13  = C945
T5, T7  = D882  2SD882 T11, T15  = S8050
PNP T4, T6  = D772 T12, T14  = S8550

 

Outros  Transístores usados no Rádio do SUBA

C380   C1815   C3192  

FUNCIONAMENTO DOS CIRCUITOS ELECTRÓNICOS

Na figura, se o interruptor geral do SUBA, I, estiver fechado, com os terminais BACKWD ou FWD sem qualquer tensão aplicada, como está representado  na figura, ou com uma tensão aplicada de 0 V, os transístores T2, T5, e T6  e  os transístores T3, T7, e T4, estarão ao corte e não conduzem corrente, estando o motor parado. Com uma tensão maior do que 1 V aplicada no terminal FWD os transístores T3, T7, e T4, conduzam pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente iM e provocará o movimento do carro para a frente. Com uma tensão de 0 V aplicada na entrada FWD e uma tensão maior do que 1 V aplicada à entrada BACKWD, os transístores T3, T7, e T4, conduzem pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente - iM e provocará o movimento do carro para trás. Os díodos D1t e D2t, juntamente com os condensadores C1t e C2t destinam-se a proteger os transístores T4, T5, T6 e T7 sempre que a corrente no motor seja interrompida abruptamente pois a energia armazenada nas bobinas internas do motor provocará um regime transitório de sobre-tensões nestes transístores. As bobinas Lct e uma rede de condensadores em D servem de filtro passa baixo para reduzir o ruído gerado pela comutação de correntes nas escovas do colector do motor.

O funcionamento do circuito de excitação do motor de direcção é análogo ao que foi descrito acima para o motor de tracção. A única diferença diz respeito às resistências RB10 e RB13  que no modelo original se destinam a provocar uma corrente inicial do motor de direcção do SUBA, sempre que se liga o interruptor geral do carro,  provocando um movimento da direcção das rodas da frente. Assim,   através deste movimento confirma-se  que o interruptor geral do carro foi ligado. Estas resistências encontram-se  desligadas no SUBA, uma vez que os terminais de entrada LEFT e RIGHT  podem ficar em aberto o que provocaria uma corrente de curto circuito pois os transístores T11 e T12, e T14 e T15 conduziriam simultaneamente descarregando a bateria.

CONSUMO DOS MOTORES

CONDIÇÕES DOS MOTORES

TENSÃO DA BATERIA

CORRENTE CONSUMIDA

Motor Tracção a Rodar sem Carga 10 V 0,46 A
Motor Tracção Bloqueado 9,77 V (esq.) 9,53 V (dta.) 0,63 A (esq.)   0,63 A (dta.)
Ambos Motores Bloqueados 8,02 V 3,3 A
Motor Tracção com PWM 128 Hz   d= 50% sem Carga 0,36 A
Motor Direcção com PWM 128 Hz   d= 50% Bloqueado 0,60 A
Ambos Motores Bloqueados M. Direcção com PWM 128 Hz   d= 50% 1,64 A
Motor Tracção com PWM 128 Hz   d= 1,5/9 %,  sem Carga 0,25A
Motor Tracção com PWM 128 Hz   d= 1,5/9 % Bloqueado 0,30 A
Ambos Motores Bloqueados M. Direcção com PWM 128 Hz   d= 1,5/9% 0,43 A
Motor de Direcção Bloqueado 0,92 A (dta.)  0,92 A (esq.)