CIRCUITOS ELECTRÓNICOS ASSOCIADOS AOS MOTORES
Normalmente não é necessário conhecer em pormenor o circuito electrónico associado aos motores , uma vez que a actuação deste circuito se faz por sinais lógicos de entrada provenientes de circuitos lógicos HCMOS convencionais, com níveis lógicos de 0V e +5V. No entanto, no caso de haver alguma anomalia é necessário reparar a placa de controlo dos motores cujo esquema eléctrico foi obtido por engenharia inversa dos circuitos do modelo Subaru Impreza WRX da MRC.
Transístores usados no controlador de motores |
||
NPN | T2, T3 = S9013 |
T10, T13 = C945 |
T5, T7 = D882 2SD882 | T11, T15 = S8050 | |
PNP | T4, T6 = D772 | T12, T14 = S8550 |
FUNCIONAMENTO DOS CIRCUITOS ELECTRÓNICOS
Na figura, se o interruptor geral do SUBA, I, estiver fechado, com os terminais BACKWD ou FWD sem qualquer tensão aplicada, como está representado na figura, ou com uma tensão aplicada de 0 V, os transístores T2, T5, e T6 e os transístores T3, T7, e T4, estarão ao corte e não conduzem corrente, estando o motor parado. Com uma tensão maior do que 1 V aplicada no terminal FWD os transístores T3, T7, e T4, conduzam pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente iM e provocará o movimento do carro para a frente. Com uma tensão de 0 V aplicada na entrada FWD e uma tensão maior do que 1 V aplicada à entrada BACKWD, os transístores T3, T7, e T4, conduzem pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente - iM e provocará o movimento do carro para trás. Os díodos D1t e D2t, juntamente com os condensadores C1t e C2t destinam-se a proteger os transístores T4, T5, T6 e T7 sempre que a corrente no motor seja interrompida abruptamente pois a energia armazenada nas bobinas internas do motor provocará um regime transitório de sobre-tensões nestes transístores. As bobinas Lct e uma rede de condensadores em D servem de filtro passa baixo para reduzir o ruído gerado pela comutação de correntes nas escovas do colector do motor.
O funcionamento do circuito de excitação do motor de direcção é análogo ao que foi descrito acima para o motor de tracção. A única diferença diz respeito às resistências RB10 e RB13 que no modelo original se destinam a provocar uma corrente inicial do motor de direcção do SUBA, sempre que se liga o interruptor geral do carro, provocando um movimento da direcção das rodas da frente. Assim, através deste movimento confirma-se que o interruptor geral do carro foi ligado. Estas resistências encontram-se desligadas no SUBA, uma vez que os terminais de entrada LEFT e RIGHT podem ficar em aberto o que provocaria uma corrente de curto circuito pois os transístores T11 e T12, e T14 e T15 conduziriam simultaneamente descarregando a bateria.
CIRCUITOS ELECTRÓNICOS ASSOCIADOS AOS MOTORES
Normalmente não é necessário conhecer em pormenor o circuito electrónico associado aos motores , uma vez que a actuação deste circuito se faz por sinais lógicos de entrada provenientes de circuitos lógicos HCMOS convencionais, com níveis lógicos de 0V e +5V. No entanto, no caso de haver alguma anomalia é necessário reparar a placa de controlo dos motores cujo esquema eléctrico foi obtido por engenharia inversa dos circuitos do modelo Subaru Impreza WRX da MRC.
Transístores usados no controlador de motores |
||
NPN |
T2, T3 = S9013 |
T10, T13 = C945 |
T5, T7 = D882 2SD882 | T11, T15 = S8050 | |
PNP | T4, T6 = D772 | T12, T14 = S8550 |
FUNCIONAMENTO DOS CIRCUITOS ELECTRÓNICOS
Na figura, se o interruptor geral do SUBA, I, estiver fechado, com os terminais BACKWD ou FWD sem qualquer tensão aplicada, como está representado na figura, ou com uma tensão aplicada de 0 V, os transístores T2, T5, e T6 e os transístores T3, T7, e T4, estarão ao corte e não conduzem corrente, estando o motor parado. Com uma tensão maior do que 1 V aplicada no terminal FWD os transístores T3, T7, e T4, conduzam pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente iM e provocará o movimento do carro para a frente. Com uma tensão de 0 V aplicada na entrada FWD e uma tensão maior do que 1 V aplicada à entrada BACKWD, os transístores T3, T7, e T4, conduzem pelo que o motor de tracção será percorrido pela corrente - iM e provocará o movimento do carro para trás. Os díodos D1t e D2t, juntamente com os condensadores C1t e C2t destinam-se a proteger os transístores T4, T5, T6 e T7 sempre que a corrente no motor seja interrompida abruptamente pois a energia armazenada nas bobinas internas do motor provocará um regime transitório de sobre-tensões nestes transístores. As bobinas Lct e uma rede de condensadores em D servem de filtro passa baixo para reduzir o ruído gerado pela comutação de correntes nas escovas do colector do motor.
O funcionamento do circuito de excitação do motor de direcção é análogo ao que foi descrito acima para o motor de tracção. A única diferença diz respeito às resistências RB10 e RB13 que no modelo original se destinam a provocar uma corrente inicial do motor de direcção do SUBA, sempre que se liga o interruptor geral do carro, provocando um movimento da direcção das rodas da frente. Assim, através deste movimento confirma-se que o interruptor geral do carro foi ligado. Estas resistências encontram-se desligadas no SUBA, uma vez que os terminais de entrada LEFT e RIGHT podem ficar em aberto o que provocaria uma corrente de curto circuito pois os transístores T11 e T12, e T14 e T15 conduziriam simultaneamente descarregando a bateria.
CONSUMO DOS MOTORES
CONDIÇÕES DOS MOTORES |
TENSÃO DA BATERIA |
CORRENTE CONSUMIDA |
Motor Tracção a Rodar sem Carga | 10 V | 0,46 A |
Motor Tracção Bloqueado | 9,77 V (esq.) 9,53 V (dta.) | 0,63 A (esq.) 0,63 A (dta.) |
Ambos Motores Bloqueados | 8,02 V | 3,3 A |
Motor Tracção com PWM 128 Hz d= 50% sem Carga | 0,36 A | |
Motor Direcção com PWM 128 Hz d= 50% Bloqueado | 0,60 A | |
Ambos Motores Bloqueados M. Direcção com PWM 128 Hz d= 50% | 1,64 A | |
Motor Tracção com PWM 128 Hz d= 1,5/9 %, sem Carga | 0,25A | |
Motor Tracção com PWM 128 Hz d= 1,5/9 % Bloqueado | 0,30 A | |
Ambos Motores Bloqueados M. Direcção com PWM 128 Hz d= 1,5/9% | 0,43 A | |
Motor de Direcção Bloqueado | 0,92 A (dta.) 0,92 A (esq.) |